Arquitetura

Arquitetos: Santiago Calatrava

Olá!! Tudo certo por ai?

Sempre estaremos trazendo posts com arquitetos bem legais! E hoje vamos começar com um arquiteto muito bacana!

Ele é conhecido internacionalmente pelos seus projetos: Santiago Calatrava!

Nascido em Valencia, na Espanha, em 1951, Calatrava é hoje um dos mais polêmicos e fascinantes arquitetos em atividade. Com estilo marcante e inconfundível, uma "arquitetura espetáculo", suas obras em aço e vidro chocam pelas formas singulares, com inspiração em elementos da natureza em movimento, como pássaros, esqueletos e até o olho humano.

Nas obras de Calatrava, a estrutura é, na maioria das vezes, a grande protagonista. Isso talvez se deva ao fato de ele não ser só formado em Arquitetura pela Universidade de Valencia, como também em Engenharia Civil pela Universidade de Zurique. 


Foto 01: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Foto: Bernard Miranda Lessa (via Dezeen). 

Essa dupla formação o inspirou também no processo criativo onde une técnica e arte de forma bem interessante. O processo criativo começa com maquetes de até dois metros, réplicas perfeitas de seus projetos, onde são testados o funcionamento de cada elemento estrutural. Essas maquetes são construídas em uma fábrica própria na Suíça, aliadas a programas de computador, sempre buscando alcançar as formas desafiadoras das obras do arquiteto. 


Foto 02: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Foto: Bernard Miranda Lessa (via Dezeen).

Seu desenvolvimento artístico vem em forma de esboços em aquarela que evoluem a cada pincelada, saindo da inspiração orgânica inicial até se tornar um projeto arquitetônico. São tantos esboços para um projeto que, no fim, a maioria se torna um livro! Muito legal!


Foto 03: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Foto: Bernard Miranda Lessa (via Dezeen).

Algumas de suas obras mais notáveis são a Cidade das Artes e Ciências em Valencia, a estação do Oriente em Lisboa, o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e a Estação do World Trade Center em Nova York!


Foto 04: Estação do World Trade Center, Nova York. Foto: Hufton + Crow.


Foto 05: Estação do World Trade Center, Nova York. Foto: Hufton + Crow.

Foto 06: Estação do World Trade Center, Nova York. Foto: Hufton + Crow.


Foto 07: Estação do World Trade Center, Nova York. Foto: Hufton + Crow. 

 

Foto 08: Estação do Oriente, Lisboa. Via Wikipedia.

Uma curiosidade é que Santiago já projetou mais de 30 pontes!  T-R-I-N-T-A!! Morri!


Foto 09: Ponte Zubizuri, Bilbao, Espanha. 


Foto 10: Peace Bridge, Calgary, Canada. 


Foto 11: Peace da Constituição, Veneza, Itália.

Apesar de toda a sua irreverência, nem tudo são flores na carreira de Calatrava. Ele enfrenta diversas críticas sobre estouros de orçamento, falhas técnicas em projetos e críticas de que sua arquitetura se importa apenas com "chamar atenção" e não com a funcionalidade de fato. Vixi!

Contudo, a importância de suas obras na recuperação de áreas degradadas e na fomentação do turismo são inegáveis. Ele realmente é um arquiteto notável!

Ainda vamos ver muito Calatrava por aqui! Alguma sugestão para o nosso próximo arquiteto/arquiteta? Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades