Viagens

Valencia, Espanha: Parte 01, Roteiro!

Oi, pessoal! Como vocês estão? Hoje vamos dar início ao Isa Adora Viagens, uma série de postagens sobre as minhas trips! Começaremos pela Espanha e a cidade de Valencia.

Costumava ouvir de MUITAS pessoas que só conhecemos verdadeiramente uma cidade quando andamos por suas ruas. Nem sempre temos a oportunidade de fazer isso, mas, quando possível, gosto de caminhar e ter essa vivência. As calçadas, a escala humana comparada aos prédios, moradores e turistas “povoando” as ruas, um olhar verdadeiro, uma experiência da vida/dinâmica de cada local.

Quando decidimos ir para Barcelona, Espanha, logo pensei que poderíamos conhecer alguma cidade próxima, algo que pudéssemos ir de trem, de preferência. Mas, sabendo do potencial arquitetônico espanhol e não podendo ficar muito tempo no local escolhido, não poderíamos optar por uma cidade de forma aleatória e decidimos ir para Valencia, a terceira maior cidade da Espanha.

Valencia fica a 3 horas e meia de trem de Barcelona e emitimos o nosso ticket pela empresa Renfe. Para quem não sabe, a Espanha é dividida em 17 comunidades autônomas (no caso do Brasil, estados) e Valencia é a capital da Comunidade Valenciana. 

Teríamos apenas dois dias na cidade e saímos direto da estação de trem Joaquim Sorolla para explorar a pé.

Da estação até o nosso hotel, passamos por locais maravilhosos, predominantemente na Ciutat Vella. Alguns nomes estão em espanhol ou valenciano!


- La Unión y El Fénix

Edifício concebido no estilo neobarroco pelo arquiteto Enrique Viedma Vidal. Concluído em 1929, La Unyón y El Fénix conta com espaços comerciais no térreo, escritórios no mezanino e 3 habitações por andar nos demais pisos.

Foto 01: La Unión y El Fénix! Estávamos andando e achei esse prédio super lindo! Valeu a foto, não é?

- Estació Del Nord

Patrimônio Nacional da Humanidade, Estació Del Nord é a principal estação de trem de Valencia e funciona desde 1852. Grande representante do estilo Arte Nouveau, foi projetada pelo arquiteto Demetrio Ribes Marco.

Foto 02: Estació Del Nord! Ao lado dela fica a famosa Praça de Toiros! Foto via Wikipedia.

- Praça de Toiros

Construída entre 1850 e 1859, a Praça de Toiros foi projetada pelo arquiteto valenciano Sebastián Monleón Estellés. De estilo neoclássico, teve como inspiração o Coliseu e conta com diversos arcos em sua fachada.

 

Foto 03: Praça de Toiros! Uma super arena para as extintas touradas (pelo menos no estado de Valencia). 

- Praça de L’Ajuntament 

A maior praça de Valencia recebeu esse nome devido ao prédio da prefeitura Ajuntament. Local super agradável, com restaurantes próximos, muito verde e uma linda fonte.


Foto 04: Prédio da Prefeitura! Essa pracinha é muito fofa! Estava cheia de flores!

- Rua Carrer de Jorge Juan

Estávamos andando pelas ruas e não resisti ao ver esse painel verde com bicicleta na fachada dessa loja feminina! Muito fofo!

Foto 05: Adoro essas sacadinhas nas fachadas! E achei a COISA MAIS LINDA essa bicicleta na fachada de uma loja!!

- Mercado Colón

O Colón é um charme de mercado! Ativo desde 1916, foi projetado pelo grande arquiteto Francisco Mora Berenguer, é um grande exemplo de arquitetura moderna em Valencia. Francisco estudou arquitetura em Barcelona e teve muito contato com a arquitetura de Gaudí.


Foto 06: Mercado Colón e todo o seu esplendor! Tudo muito lindo!! Foto via Wikipedia.

São 3.500 metros quadrados e detalhes lindíssimos. As fachadas me impressionaram MUITO, principalmente pelo trabalho minucioso, são detalhes com frutas, legumes, frutos do mar e animais.


Foto 07: Gente, olha os detalhes dessa fachada!!! Demais! Foto via Wikipedia.

Ao entrar, a surpresa foi grande, afinal, a cobertura com treliças metálicas é espetacular! Achei muito bacana que a estrutura física de cada restaurante é independente e discreta e pouco interfere no esplendor da cobertura! 

Podemos ver colunas de ferro fundido, tijolos, cerâmica, vidro e pedra convivendo em harmonia no projeto.


Foto 08: Estávamos descendo as escadas e tive que registrar esse momento! Muito linda essa cobertura!

O mercado foi completamente restaurado e ampliado em 2003! O piso subterrâneo é todo novo! Logo que descemos as escadas rolantes, vimos uma fonte linda, nesse piso temos mais restaurantes, o mercadinho gourmet e os banheiros! Adorei!

Vale demais a visita pela arquitetura do prédio em si e também pelos seus restaurantes! Muitos desses restaurantes foram projetados por escritórios locais super interessantes!

- Torre Santa Catalina

A torre faz parte da Igreja Santa Catalina e me chamou a atenção quando estávamos passando pela Plaza de la Reina.

A igreja é muito antiga, mas sofreu um grave incêndio em 1548. Isso a levou a ser reconstruída e receber a influência de mais de um arquiteto! Podemos destacar Valero e Juan Bautista Viñes, responsáveis pela belíssima torre.


Foto 09: A cada esquina uma surpresa! Fiquei encantada!

- Catedral de Santa Maria (fica na Plaza de La Reina)

De tirar o fôlego de linda! Sua construção sofreu influência de alguns estilos arquitetônicos, a igreja é predominantemente gótica, mas podemos ver a presença do barroco, renascentista e neoclássico.


Foto 10: O trabalho minucioso da fachada! Foto via Wikipedia.

A cada fachada, uma surpresa! Mas confesso que meu coração bateu mais forte ao ver a Porta dos Ferros, fortemente influenciada pelo Barroco!


Foto 11: Torre e Porta dos Ferros. Foto via Um Brasileiro na Espanha.

Foto 11: Parte Interna! Abóbadas incríveis! Foto by me! Hehe

- Praça de La Virgen

Pracinha linda com vista para a Catedral de Santa Maria e para alguns prédios. Vários cafés charmosos ao redor!


Foto 12: Fonte com vista para a catedral! Foto via Wikipedia.

Fiquei curiosa para ver o projeto de interiores desse rooftop da foto!

 

Foto 13: Fonte linda! Tirei essa foto para mostrar também o rooftop do lado esquerdo! Deve ser maravilhoso, não é?

- Centre Arqueòlogic de l’Almoina

Estávamos andando e achamos por acaso a Plaza de l’Almoina (Junio Bruto). Mal podíamos imaginar o que encontraríamos: um museu arqueológico fantástico!


Foto 14: INCRÍVEL! Foto via Wikipedia.

Em 1985, a ideia era ampliar a Catedral de Santa Maria, mas, no início das escavações da obra, foram encontrados restos arqueológicos de valor inimaginável. Com isso, surgiu a ideia de ser feito um museu no local e as escavações só foram concluídas em 2005.

O museu foi aberto ao público em 2007 e lá podem ser vistos restos construtivos de edifícios de diferentes épocas, elementos arquitetônicos soltos, cerâmicas, moedas, entre outras “preciosidades”.

Para preservar os achados, estruturas treliçadas deixam os vãos livres e eu achei muito interessante o fato de a fonte da praça ter o chão de vidro, permitindo a entrada de iluminação natural no subsolo! O vidro e a fonte são sustentados pelas treliças, efeito lindo!


Foto 15: A entrada da luz solar dá um efeito surreal! E essa treliças também são perfeitas! Foto via Wikipedia.

- Mercado Central

O Mercado Central fica localizado no terreno de um antigo mercado a céu aberto fundado em 1839, mas, com o crescimento de Valencia, surgiu a necessidade de expansão e a prefeitura realizou uma concorrência para o projeto.

Os ganhadores do concurso foram os arquitetos Alejandro Soler March e Francisco Guardia Vidal. Ambos estudaram em Barcelona e trabalharam no escritório de Luis Doménech Montaner.

Entretanto, após o início da construção, os rumos mudaram e o edifício foi finalizado, em 1928, pelos arquitetos Enrique Viedma Vidal (projetou La Unión y El Fénix) e Ángel Romaní.

O edifício é espetacular e se enquadra na estética local, fato importante, visto que fica bem perto dos monumentos La Lonja de La Seda e da Iglesia de San Juan Del Mercado.


Foto 16: Fachada bem original e perfeita para a proposta de mercado! Foto via Wikipedia.

Ferro, vidro e cerâmica são materiais chave no projeto e o domo central fica a 30 metros de altura, todo decorado com vitrais pintados a mão.


Foto 17: O domo é incrível! Foto by me!

São diversos expositores que vendem produtos frescos como carne, frutos do mar, vegetais, frutas, pães, entre outros. Vale a visita!

- Plaza Del Mercado: Iglesia de San Juan Del Mercado

Igreja maravilhosa, influenciada pelo estilo gótico e barroco. Fica em frente à Lonja de La Seda e ao lado do Mercado Central.

Foto 18: Trabalho da fachada chama bastante atenção! Foto by me!

- Plaza de La Compañia: Iglesia Del Sagrado Corazón de Jesus

Linda igreja, pertence aos Jesuítas e fica bem em frente à entrada de visitantes da Lonja de La Seda!

Foto 19: Igrejinha fofa! A cidade é ótima para andar de bicicleta! Foto by me!

- Lonja de La Seda

Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996, a Lonja de La Seda é uma verdadeira obra-prima da arquitetura Gótica. Um dos locais que mais me impressionou na cidade!

O prédio foi construído entre 1482 e 1533 e era o local de comércio de seda, mostrando o poder e prestígio da cidade de Valencia.


Foto 20: Olha que linda! Foto via Wikipedia!


Foto 21: Perfeita! Foto via Wikipedia!

O pátio central é agradabilíssimo, com muito verde e banquinhos, é chamado El Pati Del Tarongers e dá acesso tanto a El Consolat de Mar, quanto à famosa Sala de Contratación.


Foto 22: Pátio super agradável! Foto via Wikipedia!


Foto 23: Escada que dá acesso a El Consolat de Mar! Foto via Wikipedia!

A Sala de Contratación era a sala onde os comerciantes faziam negócios e ela abriga as colunas mais lindas que eu já vi! Assim que entramos nesse salão, imaginei que as colunas imitavam a torção de um tecido, no caso, a seda! Entretanto, apesar do meu olhar, a real intenção das colunas é representar palmeiras!


Foto 24: Essas colunas são a coisa mais maravilhosa!! Foto via Wikipedia.


Foto 25: Servindo de escala humana para vocês verem como são gigantes essas colunas!!

El Consolat de Mar era uma espécie de tribunal, um local para resolver desentendimentos entre os comerciantes, sem precisar levar os casos à Corte.


Foto 26: Detalhes em ouro lindíssimos!! E o piso super atual! Foto by me!

A torre estava fechada para visitas, então não pudemos visitar!

- Caja de Ahorros Del Mediterraneo

Ao caminharmos, vimos esse prédio interessante que pertencia ao banco de investimentos CAM. Em 2011, o banco foi vendido para o Banco Sabadell. 

Foto 27: Caja de Ahorros Del Mediterraneo! Foto by me!

- Palacio del Marqués de Dos Aguas

A fachada Rococó é surreal! Estávamos passando e logo ficamos maravilhados com os detalhes.


Foto 28: E a beleza desse palácio? Lindo demais! Detalhes impecáveis! Foto via Wikipedia!

O palácio foi construído no século 15 e pertenceu ao Marquês de Duas Águas, título de Rabassa de Perellós. Fico um pouco impressionada ao pensar que alguém realmente morou nesse local! A família tinha muito prestígio, dinheiro, influência e era muito católica.

O edifício passou por uma grande reforma na sua fachada, que era previamente no estilo Gótico. As pinturas são do artista Hipólito Rovira e as esculturas de Ignacio Vergara.


Foto 29: A porta principal é maravilhosa e super trabalhada!

Podemos ver, na porta principal, a imagem da Virgem do Rosário, “protetora” do Palácio. Além disso, vemos elementos que remetem às águas, uma referência ao nome do Marquês de Duas Águas e aos rios Júcar e Turia, rios de importância destaque na Comunidade Valenciana.

Atualmente o Palácio é sede do Museu de Cerâmica González Martí, em homenagem ao historiador, crítico de arte e político de grande prestígio.


Foto 30: A parte interna é belíssima! Foto via Everywhereist. 

Infelizmente, não entramos no Palácio, mas pesquisei algumas fotos e já fiquei ansiosa para voltar e ver de perto todos os detalhes e as incríveis cerâmicas do museu!


Foto 31: Detalhes lindos! Foto via Everywhereist. 

- Banco de Valencia

Em um terreno triangular, na esquina de duas ruas, o edifício é muito imponente e foi projetado pelo arquiteto Javier Goerlich Lléo.

Era a sede central do Banco de Valencia e hoje é propriedade do Caixabank.


Foto 32: Super lindo esse prédio! Foto by me!

Me lembrou muito o Flatiron Building em Nova Iorque! Em breve teremos post de lá também!

 

Depois desse super tour a pé, decidimos aproveitar o final da tarde na parte nova da cidade, Ciudad de Las Artes y Ciencias, que possui incríveis obras arquitetônicas de Santiago Calatrava e Félix Candela (arquitetos que amo).

No próximo post, vou falar com mais detalhes dessa parte nova da cidade!

Espero que tenham gostado! Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades