Novidades

Isa Adora Séries: As Casas Mais Extraordinárias do Mundo! Wing House!

Oi, queridos!! Como vocês estão?

Depois de ter feito o Raio X da série da Netflix, O Mecanismo, resolvi trazer uma série que eu ADOREI! E é sobre arquitetura! Trata-se da série The Most Extraordinary Houses (na tradução, As Casas Mais Extraordinárias).

Como me identifiquei MUITO com os projetos apresentados na série, resolvi falar um pouquinho sobre cada um deles! Os episódios dividem os projetos de acordo com o seu local/ forma de implantação: montanha, floresta, litoral e subterrâneo.

Vou começar com o primeiro projeto que aparece na série e nas próximas semanas iremos falar dos demais!!

 

- The Wing House, por David Hertz Architects.

O nome já sugere que as asas são as protagonistas desse projeto! Entretanto, a ousadia é tamanha que as asas presentes nessa casa são de um Boeing 747-200! Quando estava assistindo, fiquei chocada/maravilhada com tamanha inovação!

O projeto localiza-se nas colinas remotas de Malibu (California), com uma topografia única e vista panorâmica de uma cadeia de montanhas, do vale e também do mar. UAU!


Foto 01: Que projeto fantástico! O conjunto é muito harmonioso e inovador! Foto via David Hertz!

No processo criativo, o arquiteto imaginou uma estrutura que permitisse a visão desimpedida da paisagem e algo que trouxesse formas curvilíneas/femininas para o edifício, visto que a cliente era uma mulher. Poderosíssima, diga-se de passagem!


Foto 02: Amei essa escadinha! O paisagismo também é super fofo e coerente! Foto via David Hertz!

Em um dos estudos, David chegou a conclusão que, de repente, uma asa de avião poderia funcionar como uma incrível cobertura! Será que ele estava inspirado? Rsrs!

Pesquisando asas de aviões, decidiu que a asa de um Boeing 747 seria a configuração ideal para o projeto, maximizando as vistas e fornecendo uma cobertura autoportante.


Foto 03: A iluminação artificial valoriza ainda mais a arquitetura! Demais!! Foto via David Hertz!


Foto 04: Amei a leveza do projeto! Foto via David Hertz!

A implantação buscou minimizar os impactos na topografia e na paisagem.


Foto 05: Adorei a relação entre as duas coberturas em níveis diferentes! Foto via David Hertz!

As asas foram posicionadas com a intenção de realmente flutuar em cima das paredes de concreto! Além do concreto, vigas de aço foram estrategicamente posicionadas para garantir o suporte e estabilidade da estrutura.

O vidro autoportante estrutural também desempenha função importante no contexto. Sem falar no efeito lindo da transparência/integração!


Foto 06: Paisagem deslumbrante e permeabilidade visual garantida com os vidros! Foto via David Hertz!

Uma aeronave 747 é bem grande, são cerca de 70 metros de comprimento, 59 metros de largura e 19 metros de altura! São quase 5.000 metros cúbicos de área, uma tremenda quantidade de material por um preço econômico (cerca de US$5.000,00).


Foto 07: Coisa linda!!! Integração e harmonia com essa vista de cinema! Foto via David Hertz!

Um dos pontos que me chamou atenção foi a questão da logística, visto que o terreno encontra-se em um lugar remoto. Foi necessário levar as asas içadas por um helicóptero! O custo de tal transporte é de US$8.000/hora! Mas foi viável depois de se considerar o custo de se obter uma mão de obra tradicional e de material para a cobertura.


Foto 08: Uma das minhas fotos favoritas! Não consigo cansar de admirar! Foto via David Hertz!

Depois de visitar os aviões e suas asas e verificar que não havia nenhum impedimento formal/específico para o uso de uma asa de avião como “telhado”, o projeto foi avançando!


Foto 09: Piscina e paisagismo de acordo com a paisagem e clima! Foto via David Hertz!

Outros componentes do avião também poderiam seus usados como acessórios, como as janelas, por exemplo. No final das contas, valeu a pena adquirir um avião inteiro e usar o maior número possível de peças!


Foto 10: Arquitetura incrível! Esse é o anexo de visitas! ME CHAMA!!! Foto via David Hertz!

Portanto, a propriedade consiste em várias estruturas, feitas com componentes e peças de uma aeronave Boeing 747-200.

Foto 11: Essa permeabilidade através dos vidros não tem preço! Surreal!!! Foto via David Hertz!


Foto 12: Toques pontuais de madeira trazem aconchego e personalidade também para o interior! Foto via David Hertz!


Foto 13: Cabeceira de madeira de demolição, cortinas no tom de laranja e até uma poltrona dourada aparecem na Suite Master! Foto via David Hertz!


Foto 14: Chaise para admirar a vista! Foto via David Hertz!


Foto 15: A entrada de iluminação natural é demais! Amoooo! Foto via


Foto 16: Agora com iluminação artificial e sem os móveis! Piso lindo de cimento queimado! Foto via David Hertz!


Foto 17: Cozinha super compacta e linda! Foto via David Hertz!

Uma curiosidade é que, no meio da obra, descobriram que teriam que registrar a cobertura da casa como FAA (Federal Aviation Administration) para que os pilotos que voassem por cima não confundissem a cobertura com uma aeronave abatida! Imaginem só!

A Wing House, ao fazer uso de um 747 inteiro, torna-se ambientalmente sustentável, pois o material utilizado seria considerado lixo! A energia solar, aquecimento solar e ventilação natural também são incorporados no projeto! Amei mais ainda!

Fiquei nas nuvens e vocês? Hehehe! Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades