Novidades

The Most Extraordinary Houses! Chalé Lyngholmen por Lund Hagen Architects!

Hello hello!! Tudo bem por ai?

Vamos dar continuidade aos posts da série The Most Extraordinary Houses!

Hoje vamos falar do Chalé Lyngholmen, projeto da Lund Hagen Architects!


Chalé Lyngholmen por Lund Hagen Architects


Foto 01: localização espetacular! Paisagem tão linda que nos deixa sem palavras! Foto via Archdaily.

Esta casa singular fica localizada na ilha de Lyngholmen, costa sul da Noruega, onde as temperaturas do inverno rigoroso chegam a -20 graus com ventos muito fortes. Dessa forma, o projeto e a execução dessa casa foram desafiadores.

O terreno está localizado entre uma paisagem rochosa e o oceano e possui impressionante vista para o mar. A área é naturalmente abrigada do vento através de vegetação existente e das rochas.


Foto 02: integração total com  a natureza e preocupação evidente em tornar a intervenção o mais discreta possível. Foto via Archdaily!

Ela foi projetada pelo arquiteto norueguês Lund Hagen, sócio do escritório de arquitetura homônimo. O Lund Hagen Architects foi fundado em 1990 e tem como sede a cidade de Oslo na Noruega. Eles definem seus projetos como uma “aproximação” da cultura nórdica, levando sempre em conta os aspectos da paisagem ao redor. Definição que pode ser notada no Chalé Lyngholmen.

O elemento que norteia o projeto dessa casa é definitivamente a cobertura em concreto branco. Esta faz uma espécie de ponte sobre as rochas existentes, camuflando a casa na paisagem ao redor.


Foto 03: materiais naturais sempre são uma escolha boa! ADORO! Foto via Archdaily!

A estrutura da cobertura media o espaço interior e exterior, destacando ainda mais a relação do edifício com a natureza. 


Foto 04: transparência e simplicidade! Nada mais chique do que o simples! Foto via Archdaily!

A escolha dos materiais para a construção dessa casa não foi aleatória. Concreto branco, vidro e madeira foram cuidadosamente selecionados para combinar com os tons que são naturalmente encontrados na paisagem do entorno. Sendo assim, o edifício naturalmente se mescla ao seu entorno.


Foto 05: cantinho para confraternizar e ter bons momentos ao lado da família! Foto via Archdaily!

Além das condições climáticas, outro grande desafio do projeto foi a aprovação pelos órgãos competentes. Na ilha, em local de preservação ambiental, já existia um chalé dos anos 60. Dessa forma, para que o projeto fosse aprovado, ele deveria manter a área ocupada da construção preexistente. Ou seja, os arquitetos tiveram que encaixar uma planta com quatro quartos em apenas um pavimento com área máxima de 100m².


Foto 06: cozinha compacta integrada a todos os ambientes! Aproveitamento máximo dos espaços! Foto via Archdaily!

A solução encontrada para maximizar a área útil, foi colocar todas as circulações entre os ambientes para fora da casa, sob o abrigo de uma grande cobertura sem paredes, de forma que não fossem contabilizados.


Foto 07: circulação externa foi a solução para "ganhar" espaço! Foto via Archdaily!

Como resultado, duas alas fechadas foram estabelecidas, conectadas por terraços externos. A ala principal contém uma sala de estar de planta aberta e uma cozinha com acesso direto ao quarto principal. A outra ala contém o quarto das crianças e um quarto de hóspedes com um escritório.


Foto 08: madeira e ripadinhos sempre lindos!! Foto via Archdaily!

O que acharam desse projeto? Belíssima integração com o entorno, não é mesmo?

Bisous, bisous! Isa!!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades