Novidades

The Most Extraordinary Houses! A Casa do Penhasco por GilBartolome Architects!

Oi oi, pessoal!! Tudo bem por ai?

Hoje vamos ver mais um projeto da série The Most Extraordinary Houses!


Foto 01: Implantação fantástica! Casa super fora do convencional! Foto Jesus Granada!

Esta casa com aparência exótica fica localizada em um penhasco na costa de Granada na Espanha (Salobreña). Tudo nela é intrigante e inovador, a começar pela escolha dos arquitetos que seriam responsáveis pelo projeto.

Os proprietários, em uma atitude pouco comum, fizeram uma espécie de concurso onde pediram para que vários arquitetos fizessem um anteprojeto para o terreno. Dessa forma, o escritório GilBartolome Architects se destacou com uma casa extraordinária.

Este escritório é chefiado pelos arquitetos espanhóis Pablo Gil Martinez e Jaime Bartolome Yllera. Ambos com Phd e formados em 2004 (Gil) e 2005 (Bartolome). O escritório tem vasta experiência em projetos de grande porte como o aeroporto Allama Iqbal, museus e escolas. Gostam de usar formas orgânicas e inovadoras.


Foto 02: Achei esse ângulo incrível! Como se a casa estivesse escorregando! Foto Jesus Granada!

A casa no penhasco foi um desafio desde a escolha do terreno. Uma encosta íngreme, com inclinação de 42 graus, onde todos os cômodos teriam que ter a maravilhosa vista do mar mediterrâneo. Mas como construir em um terreno onde rochas e o solo podem deslizar a qualquer momento? Construindo na ordem inversa, de cima para baixo, primeiro os pavimentos superiores e cobertura para depois os inferiores.

Outro desafio de se construir em terrenos desafiadores geralmente é o custo das soluções para que a construção seja possível. Nesse caso, os arquitetos driblaram isso com o uso de mão de obra local e de formas de construir inovadoras. Além disso, se valeram de peças artesanais, como as telhas feitas em zinco, refutando a teoria de que o personalizado é sempre mais caro que o pré-fabricado e incorporando valor arquitetônico ao projeto com essas peças.


Foto 03: Cobertura ondulada lindíssima! Foto Jesus Granada!

A cobertura utiliza um sistema estrutural inovador, feito pelo engenheiro Manuel Rojas, e que foi realizada eficientemente com um sistema de formas artesanais de malhas metálicas deformáveis, fabricadas a um custo muito inferior do que o das técnicas mais comuns com madeira ou metal.

As telhas de escamas de zinco, fabricadas artesanalmente a partir de um material de bobinas fornecidas pela ASLA e colocadas sobre ripas, reduziu o custo em comparação com os sistemas pré-fabricados (uma grata surpresa). 


Foto 04: Amei as varandinhas!! Foto Jesus Granada!

A aparência causada pela lâmina curva de concreto armado sem apoios intermediários e com a escamas de zinco que a cobrem produz uma calculada ambiguidade entre o natural e artificial. Uma brincadeira com a geometria do terreno!

A parte interna se organiza em dois pavimentos. No primeiro, um grande salão térreo abriga uma área comum de conceito aberto e, depois, níveis diferentes de uma escada dão dinâmica ao projeto e seguem a inclinação da montanha.


Foto 05: Interior minimalista e com layout bem diferente! Foto Jesus Granada!

Os degraus de níveis diferentes lembram uma arquibancada de um anfiteatro, onde em 150 m², pode acolher grandes festas ou abrigar simultaneamente atividades de vários grupos de pessoas.


Foto 06: Imagine só uma festa nessa casa!! Muito top! Foto Jesus Granada!

Na parte mais baixa desse salão, um terraço em balanço com uma piscina de borda infinita parece ser uma continuação do mar.


Foto 07: Que tal passar um verão numa casa como essa? Sonho! Foto Jesus Granada!

No pavimento superior ficam as três suites com vistas de tirar o fôlego!


Foto 08: E essa vista? Foto Jesus Granada!

Essa casa também é um experimento de construções sustentáveis. Como ela está encaixada na inclinação natural do terreno, se aproveita da temperatura constante de 20 graus do subsolo durante todo o ano.

Esse fato, em conjunto com a cobertura, que é uma placa de concreto de dupla curvatura que possui isolamento no meio, serve como um isolante e controlador térmico. Em consequência destas duas características, a casa não utilizada nenhum tipo de calefação ou resfriamento durante o ano.

Gostaram desse projeto? Eu ADOREI!! Beijos, Isa!

ISA

“Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Apaixonada por escrever, pesquisar e criar! Aqui você vai encontrar tudo o que Isa adora: arquitetura, design, arte, viagens e muito mais!"

Instagram @oqueisaadora

Receba novidades